Papa Francisco é acolhido afetuosamente no Rio de Janeiro
O avião que trouxe o Papa Francisco ao Rio de Janeiro chegou à Base aérea do Galeão às 15h45 desta segunda-feira, 22 de julho, com bandeiras do Vaticano e do Brasil afixadas à janela.No local, os Símbolos da Jornada — a Cruz dos Jovens e o Ícone de Nossa Senhora, que peregrinam pela Arquidiocese desde o dia 6 — junto de um coral formado por 120 jovens, das igrejas Nossa Senhora da Paz, Ressurreição e Nossa Senhora de Fátima, além de autoridades civis e eclesiásticas aguardavam pelo Pontífice.
O Núncio Apostólico, Dom Giovani D'Aniello, subiu ao avião para recepcionar o Papa, que, ao descer em terras cariocas, às 16h01, foi cumprimentado primeiramente pela presidente da República, Dilma Rousseff, e recebeu de uma jovem um buquê de flores. O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, pôde recepcionar o Santo Padre com um caloroso abraço fraterno.
Ao longo do tapete vermelho, estendido para a passagem do Papa Francisco na saída do avião, as autoridades presentes fizeram fila para cumprimentá-lo. Após, o Pontífice assistiu a apresentação do coral das crianças, que cantaram o hino da JMJ Rio2013 e outras músicas em sua homenagem.
Do local, o Santo Padre seguiu em carro simples, com janelas abertas, pelo Centro do Rio de Janeiro. Os brasileiros e peregrinos recepcionaram o Papa de forma bastante carinhosa, se aproximando do carro para saúda-lo e tocá-lo. Quando trafegava pela região da Leopoldina, com a grande aproximação dos fiéis, os seguranças passaram a caminhar ao lado do veículo que conduzia o Pontífice. Na Avenida Presidente Vargas, o trânsito tumultuado e a multidão desejosa de acolher Francisco chegaram a bloquear a passagem do carro por alguns instantes, mas sem que isso significasse uma preocupação para ele, que, em momento algum, fechou as janelas. Pelo contrário: saudou a todos e até beijou uma criança no trajeto até a Catedral Metropolitana.
Na chegada à Catedral, às 17h, o papamóvel, pela primeira vez numa viagem internacional, sem possuir os vidros laterais, já aguardava o Pontífice. Dom Orani pôde acompanhar o Santo Padre, no veículo, nesta segunda etapa do trajeto.
O Pontífice seguiu pelo Centro da Cidade, de pé, no papamóvel, sorridente e bastante simpático, cumprimentando a multidão e beijando pelo menos mais quatro crianças. Orações e Chuva de papel picado, no trajeto, tornaram o momento de encontro entre o povo e seu Papa bastante emocionante.
Os voluntários da JMJ RIO2013, identificados facilmente pelas camisetas amarelas, foram fundamentais no suporte à segurança, fazendo cordões de isolamento para a passagem do Papamóvel, que conduziu o Santo Padre até o Theatro Municipal, acompanhado por uma multidão de fiéis.
No Theatro Municipal, o papamóvel foi trocado por carro fechado, que seguiu até o G-MAR, no Centro, de onde o Papa Francisco pegou o helicóptero até o Campo do Fluminense, ao lado do Palácio Guanabara, para o ato protocolar de recepção, com a presidente da república, Dilma Rousseff, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes.
* Foto: Carlos Moioli
Fonte: arqrio.org
AGENDA DO PAPA FRANCISCO
O Papa Francisco terá uma agenda cheia de atividades em sua primeira grande viagem internacional, em julho deste ano. A programação no Rio de Janeiro, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, inclui desde Atos Protocolares, como o encontro com a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, até a visita a uma comunidade carente, em um hospital e a jovens detentos.
Chegada e primeiros atos oficiais
O Papa chegará ao Brasil o dia 22 de julho, segunda-feira. A acolhida oficial será feita no Aeroporto Internacional do Galeão/Antônio Carlos Jobim, a partir das 16h. Logo após, haverá uma cerimônia de boas vindas no jardim do Palácio Guanabara, onde o Santo Padre dará o seu primeiro discurso. No local, haverá a recepção protocolar das três esferas de governo. A recepção protocolar será feita pela presidente da república Dilma Rousseff, pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes.
A Residência do Sumaré será o local que receberá o Sumo Pontífice durante sua estada no Brasil. A casa hospedou o beato João Paulo II em suas duas visitas ao Brasil, em 1980 e 1997. É um lugar reservado, pacato e longe dos grandes movimentos da cidade. Além do Papa Francisco, a residência receberá também toda comitiva papal.
Com a simplicidade que o mundo já conhece, o Santo Padre vai presidir missas diárias privativas na Residência.
Visita a Aparecida
O Santo Padre visitará, na quarta-feira, dia 24 de julho, o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, maior santuário mariano do mundo. A visita foi um pedido pessoal do Papa Francisco, já que possui uma devoção pública por Maria, mãe de Jesus. Ao lado do cardeal Dom Raymundo Damasceno, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Aparecida, o Sumo Pontífice celebrará uma Missa, após a veneração da imagem da Virgem na Basílica. A homilia será feita pelo Papa.
Um dos legados sociais da JMJ Rio2013
Ainda na quarta-feira, o Papa Francisco participa da inauguração do Pólo de Atenção Integrada da Saúde Mental (PAI), voltado para a recuperação e dependência química, um dos legados sociais da JMJ Rio2013. Com 350 médicos, cerca de 500 profissionais de saúde, 648 leitos de internação, 323 leitos de enfermaria, 12 leitos de emergência, 75 leitos de UTI e 11 salas de cirurgia, o Hospital São Francisco da Tijuca (antigo Ordem Terceira da Penitência/VOT) é um hospital geral que oferece atendimento em 22 especialidades. A instituição presta atendimento particular, para clientes de planos de saúde, e para pacientes do SUS, encaminhados via Secretaria do Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Haverá um discurso do Papa no local.
Uma quinta-feira emocionante
No dia 25 de julho, quinta-feira, Eduardo Paes, prefeito do Rio, em um gesto simbólico e tradicional, entregará as chaves da cidade ao Sumo Pontífice, traduzindo o respeito pelo Santo Padre e a autoridade que representa. Além disso, também está previsto um rápido encontro com representantes do mundo esportivo, com a bênção das bandeiras Olímpicas.
Ainda pela manhã, o Papa Francisco parte para um encontro emocionante. Depois de 33 anos, um Papa volta a visitar uma comunidade carente. Desta vez, ao invés do Vidigal, na Zona Sul do Rio, onde passou João Paulo II, em 1980, a visita será a uma favela da Zona Norte. A comunidade escolhida foi a de Varginha, dentro do Complexo de Manguinhos, recentemente pacificada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. O Papa falará aos moradores e dará sua bênção.
Às 18h, o Santo Padre participa da festa de acolhida dos jovens na orla de Copacabana, um dos Atos Centrais da JMJ Rio2013. Haverá a primeira saudação do Papa Francisco aos peregrinos da Jornada, e um discurso.
Um dia só para os jovens
Um dos pontos turísticos mais visitados da cidade e antiga casa de repouso do imperador Dom Pedro, a Quinta da Boa Vista receberá um dos maiores pontos de catequese do evento e a Feira Vocacional. O Santo Padre atenderá quatro confissões de jovens no local na manhã de sexta-feira, dia 26.
Em seguida, alguns jovens detentos se encontrarão com o Papa Francisco no Palácio Arquiepiscopal São Joaquim. Ao meio dia, o Sumo Pontífice fará a Oração Angelus Domini do balcão central do Palácio. Antes do tradicional almoço com os jovens de todos os continentes, que acontece nas Jornadas, o papa fará uma saudação ao Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013 e aos patrocinadores.
Às 18h, acontece a Via Crucis com os jovens, na orla da Praia de Copacabana, o terceiro Ato Central da JMJ, com um discurso do Santo Padre.
Um sábado de encontros e oração
As atividades oficiais começam com a Santa Missa com os bispos na Catedral São Sebastião, presidida pelo Santo Padre. Logo após, o Papa Francisco se encontrará com representantes da sociedade da cidade e do Brasil no Teatro Municipal. A estrutura, construída no século XIX, por muito tempo, foi palco principal das apresentações artísticas de todo país.
À tarde, participa de um almoço com os cardeais brasileiros, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os bispos do Regional Leste 1 da CNBB (que compreende as dioceses do Estado do Rio de Janeiro) e o Séquito Papal, no grande refeitório do Centro de Estudos do Sumaré.
A partir das 19h30, o Papa Francisco estará em Guaratiba, no Campus Fidei para a Vigília de Oração com os jovens, quarto Ato Central da JMJ Rio2013, onde ele fará um discurso aos peregrinos e passará um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento com os jovens presentes.
Domingo de despedidas
Às 10h da manhã, o Papa Francisco reencontra os jovens da noite anterior no Campus Fidei para a Santa Missa de envio da JMJ Rio2013 e anunciar o próximo local que acolherá a Jornada Mundial da Juventude. Ao meio dia, também fará a oração do Angelus Domini com os peregrinos.
O almoço será com o Séquito Papal no refeitório do Centro de Estudos do Sumaré. Deve encontrar o Comitê de Coordenação do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM) antes de sua despedida da Residência do Sumaré.
Para agradecer pessoalmente os 60 mil voluntários envolvidos nos trabalhos da Jornada, o Papa Francisco deverá encontrar-se com eles no Pavilhão 4 do Riocentro, às 17h30, e fará um discurso a eles.
Haverá ainda uma cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, onde o Santo Padre fará um discurso. Sua partida de volta a Roma está marcada para as 19h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário